Kuir Performance 37 anos mais ao centro 90% 2024.png

CELTA  CORSA  MERIVA... (GM)

DOBLO  PALIO  STILO (FIAT)

Todos os motores GM Família 1 com balancins não roletados.

Corsa horizontal OK 85%.png

Se tem interesse em preparar motor GM Famílias 1 ou 2 de 8 válvulas com balancim não roletado, entre em contato pelo WhatsApp +55 11 9 7404-1871 que atualizaremos informações técnicas e comerciais sobre kit completo para estes cabeçotes. Se o motor for equipado balancins roletados e você estiver disposto a participar da fase final do desenvolvimento de um kit também para estes conjuntos, procure-nos.

KGM276F1

Eixo Comando de Válvulas 276º

Preparação

Aspirado / Turbo

Levante Adm/Esc = 7,00 mm

Abertura balancim  x 1,65 = 11,55 mm

Lob center = 115º

Overlap = -1,5º

 

Duração Adm à 0,050” = 230º

Duração Esc à 0,050” = 227º

Matéria-prima

Ferro fundido nodular GGG70

Acabamento = nitretado / oxidado

Peso = 2,50 kg

Folga das válvulas

Tuchos mecânicos

Adm = 0,20 mm Esc = 0,25 mm

Tuchos hidráulicos

Adm / Esc = 0,05 a 0,0 mm

Medidas com o motor frio

A imagem abaixo foi copiada do Manual de Serviços da GM e correspondente aos motores Família 2. Porém, estas medidas são as mesmas para os propulsores GM Família 1. É fundamental que o cabeçote que vai receber este eixo comando de válvulas esteja dentro das medidas especificadas pela montadora. Caso não tenha, poderá haver sobreposição das peças (o chamado estrangulamento), o que impedirá as válvulas de completarem seus cursos normais, diminuindo a geração de potência e gerando desgastes prematuros.

 

Sem a correta folga entre as partes móveis do cabeçote será gerado rápido e acentuado desgaste do conjunto

Página 1945 referente à altura das válvulas Astra, Monza, Kadett ... JPG.jpg

Nitretação

Nitretação é um processo termo-químico que nos metais ferrosos gera camada muito dura com baixo coeficiente de atrito. Os eixos comando de válvulas Kuir são nitretados em grandes fornos poço por 96 horas a temperaturas próximas a 525º C. A espessura da camada é de 0,8 a 1,1 mm com dureza entre 760 ~ 800 H (Vickers) que corresponde a 62 ~ 64 HRc (Rockwell C).

Oxidação Negra

Estas peças recebem - sobre a camada nitretada - um banho de oxidação negra para evitar corrosão e melhorar o aspecto visual das peças. Portanto, é normal que os ressaltos apresentem leves marcas do atrito com os balancins. Porém, se os ressaltos apresentarem sinais de desgastes mais acentuados, desligue o motor e entre em contato com nossa Assisência Técnica.

Reforçando a informação anterior

O material escuro que cobre os ressaltos do eixo comando de válvulas com uma fina camada de 0,03 ~ 0,04 mm é a Oxidação Negra e não a camada nitretada

Motor GM F1.png

 

Aplicação

 

Motores GM Família I / 1.0 a 1.8 cc com balancins não roletados.

 

GM

Celta  Corsa  Meriva...

 

Fiat

Doblo  Palio  Stilo...

 

Famíli

Detalhe do ressalto...

KGM-276Ni detalhe do ressalto.jpg