Todos os motores GM Família II com balancins não roletados.
Se tem interesse em preparar motor GM Famílias 1 ou 2 de 8 válvulas com balancim não roletado, entre em contato pelo WhatsApp +55 11 9 7404-1871 que atualizaremos informações técnicas e comerciais sobre kit completo para estes cabeçotes. Se o motor for equipado balancins roletados e você estiver disposto a participar da fase final do desenvolvimento de um kit também para estes conjuntos, procure-nos.
KGM•276/115
Eixo Comando de Válvulas 276º
Lob Center 115º
Preparação
Aspirado / Turbo
Levante Adm/Esc = 7,00 mm
Abertura balancim x 1,65 = 11,55 mm
Lob center = 115º
Overlap = -1,5º
Duração Adm à 0,050” = 230º
Duração Esc à 0,050” = 227º
Matéria-prima
Ferro fundido nodular GGG70
Acabamento = nitretado / oxidado
Peso = 3,0 kg
Folga das válvulas
Tuchos mecânicos
Adm = 0,20 mm Esc = 0,25 mm
Tuchos hidráulicos
Adm / Esc = 0,05 a 0,0 mm
Medidas com o motor frio
KGM•276/112
Eixo Comando de Válvulas 276º
Lob Center 112º
Preparação
Aspirado / Turbo
Levante Adm/Esc = 7,00 mm
Abertura balancim x 1,65 = 11,55 mm
Lob center = 112º
Overlap = 4,5º
Duração Adm à 0,050” = 230º
Duração Esc à 0,050” = 227º
Matéria-prima
Ferro fundido nodular GGG70
Acabamento = nitretado / oxidado
Peso = 3,0 kg
Folga das válvulas
Tuchos mecânicos
Adm = 0,20 mm Esc = 0,25 mm
Tuchos hidráulicos
Adm / Esc = 0,05 a 0,0 mm
Medidas com o motor frio
A imagem abaixo foi copiada do Manual de Serviços da GM e correspondente aos motores Família II. É fundamental que o cabeçote que vai receber este eixo comando de válvulas esteja dentro das medidas especificadas pela montadora. Caso não esteja, poderá haver sobreposição das peças (o chamado estrangulamento), o que impedirá as válvulas de completarem seus cursos normais, diminuindo a geração de potência.
Sem as folga corretas entre as partes móveis do cabeçote vai ocorrerrápido e acentuado desgaste do conjunto.
Nitretação
Nitretação é um processo termo-químico que nos metais ferrosos gera camada muito dura com baixo coeficiente de atrito. Os eixos comando de válvulas Kuir são nitretados em grandes fornos poço por 96 horas a temperaturas próximas a 525º C. A espessura da camada é de 0,8 a 1,1 mm com dureza entre 760 ~ 800 H (Vickers) que corresponde a 62 ~ 64 HRc (Rockwell C).
Oxidação Negra
Estas peças recebem - sobre a camada nitretada - um banho de oxidação negra para evitar corrosão e melhorar o aspecto visual das peças. Portanto, é normal que os ressaltos apresentem levesmarcas do atrito com os balancins.
Porém, se os ressaltos apresentarem sinais de desgastes mais acentuados, desligue o motor e entre em contato com nossa Assisência Técnica.
Reforçando a informação anterior
O material escuro que cobre os ressaltos do eixo comando de válvulas com uma fina camada de 0,03 ~ 0,04 mm é a Oxidação Negra e não a camada nitretada!
Aplicação
Motores GM Família 2 / 1.6 a 2.4 cc com balancins não roletados.