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Todos os motores GM Família II com balancins não roletados.

KGM-276Ni inteiro com fundo branco.jpg

Se tem interesse em preparar motor GM Famílias 1 ou 2 de 8 válvulas com balancim não roletado, entre em contato pelo WhatsApp +55 11 9 7404-1871 que atualizaremos informações técnicas e comerciais sobre kit completo para estes cabeçotes. Se o motor for equipado balancins roletados e você estiver disposto a participar da fase final do desenvolvimento de um kit também para estes conjuntos, procure-nos.

KGM276/115

Eixo Comando de Válvulas 276º

Lob Center 115º

Preparação

Aspirado / Turbo

Levante Adm/Esc = 7,00 mm

Abertura balancim  x 1,65 = 11,55 mm

Lob center = 115º

Overlap = -1,5º

 

Duração Adm à 0,050” = 230º

Duração Esc à 0,050” = 227º

Matéria-prima

Ferro fundido nodular GGG70

Acabamento = nitretado / oxidado

Peso = 3,0 kg

Folga das válvulas

Tuchos mecânicos

Adm = 0,20 mm Esc = 0,25 mm

Tuchos hidráulicos

Adm / Esc = 0,05 a 0,0 mm

Medidas com o motor frio

KGM276/112

Eixo Comando de Válvulas 276º

Lob Center 112º

Preparação

Aspirado / Turbo

Levante Adm/Esc = 7,00 mm

Abertura balancim  x 1,65 = 11,55 mm

Lob center = 112º

Overlap = 4,5º

 

Duração Adm à 0,050” = 230º

Duração Esc à 0,050” = 227º

Matéria-prima

Ferro fundido nodular GGG70

Acabamento = nitretado / oxidado

Peso = 3,0 kg

Folga das válvulas

Tuchos mecânicos

Adm = 0,20 mm Esc = 0,25 mm

Tuchos hidráulicos

Adm / Esc = 0,05 a 0,0 mm

Medidas com o motor frio

A imagem abaixo foi copiada do Manual de Serviços da GM e correspondente aos motores Família II. É fundamental que o cabeçote que vai receber este eixo comando de válvulas esteja dentro das medidas especificadas pela montadora. Caso não esteja, poderá haver sobreposição das peças (o chamado estrangulamento), o que impedirá as válvulas de completarem seus cursos normais, diminuindo a geração de potência.

 

Sem as folga corretas entre as partes móveis do cabeçote vai ocorrer rápido e acentuado desgaste do conjunto.

Página 1945 referente à altura das válvulas Astra, Monza, Kadett ... JPG.jpg

Nitretação

Nitretação é um processo termo-químico que nos metais ferrosos gera camada muito dura com baixo coeficiente de atrito. Os eixos comando de válvulas Kuir são nitretados em grandes fornos poço por 96 horas a temperaturas próximas a 525º C. A espessura da camada é de 0,8 a 1,1 mm com dureza entre 760 ~ 800 H (Vickers) que corresponde a 62 ~ 64 HRc (Rockwell C).

Oxidação Negra

Estas peças recebem - sobre a camada nitretada - um banho de oxidação negra para evitar corrosão e melhorar o aspecto visual das peças. Portanto, é normal que os ressaltos apresentem leves marcas do atrito com os balancins.

Porém, se os ressaltos apresentarem sinais de desgastes mais acentuados, desligue o motor e entre em contato com nossa Assisência Técnica.

Reforçando a informação anterior

O material escuro que cobre os ressaltos do eixo comando de válvulas com uma fina camada de 0,03 ~ 0,04 mm é a Oxidação Negra e não a camada nitretada! 

Motor GM FII zyro.png

 

Aplicação

Motores GM Família 2 / 1.6 a 2.4 cc com balancins não roletados.

 

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Famíli

Detalhe do ressalto...

KGM-276Ni detalhe do ressalto.jpg