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Opala / Caravan: cuidados com motor novo!

vida útil do eixo comando de válvulas e dos tuchos, além do desempenho do seu Opala ou Caravan, começam a ser definidos nos primeiros minutos de funcionamento do conjunto. Portanto, siga as instruções abaixo se você quer que o motor do seu carro tenha Alto Rendimento e Durabilidade!

vida útil do eixo comando de válvulas e dos tuchos, além do desempenho do seu Opala ou Caravan, começam a ser definidos nos primeiros minutos de funcionamento do conjunto. Portanto, siga as instruções abaixo se você quer que o motor do seu carro tenha Alto Rendimento e Durabilidade!

1.

 

A primeira regra a ser seguida é nunca misturar peças novas com usadas, mesmo que estas tenham trabalhado por poucos minutos ou quilômetros. Eixo comando de válvulas novo requer tuchos novos e vice-versa, sempre !

2.

 

Cobrir bem todos os ressaltos, as pistas dos tuchos e a engrenagem do distribuidor, com graxa redutora de atritos à base de bissulfeto de Molibdênio, ou similar e que é a base de dissulfeto de molibdênio. Estes aditivos são projetados para aderirem às superfícies metálicas, melhor do que o óleo de motor comum, gerando uma película protetora de lubrificante nos pontos de maior exigência mecânica.

3.

 

Utilize as molas das válvulas recomendadas para o eixo comando que vai instalar em seu Opala. Em motores de performance que usam molas de válvulas de altíssima pressão, use um conjunto de molas mais leves durante o amaciamento. Se você tiver molas duplas ou triplas, remova as internas durante este procedimento, retornando com elas, em seguida.

4.

 

 

Procedimentos de montagem e amaciamento:

4.1

 

Vale repetir: instale o eixo comando com os ressaltos cobertos com uma fina camada de lubrificante de alta viscosidade. Todo eixo comando de válvulas Kuir é acompanhado de uma pequena lata com graxa à base de Bissulfeto de Molibdênio e em quantidade suficiente para os ressaltos. Ajuste as folgas das válvulas de acordo com as indicações constantes na Ficha Técnica que acompanha o eixo comando de válvulas. Assim que reguladas as válvulas veja se você consegue, com os dedos, girar as varetas, pois elas não podem estar travadas.

4.2

 

Ative o sistema de lubrificação - que deve estar com óleo mineral  automotivo 15W40 ou 20W50 - pois o mesmo será de fundamental importância já nos primeiros minutos do funcionamento do motor. Confira também se as cubas dos carburadores estão cheias e se há corrente nas velas de ignição. Este tipo de motor deve pegar logo na primeira partida para que haja perfeito ajuste entre os tuchos e os ressaltos do eixo comando.

4.3

 

Ligue o motor e faça com que atinja 2.500/3.000 rpm, imediatamente. Faça a rotação variar entre 1.500 e 3.000 por 20 a 30 minutos. Acelere e desacelere lenta e constantemente para que o óleo lubrificante atinja todas as peças do conjunto e principalmente, os tuchos tenham perfeito acasalamento com os cames.

4.4

 

 

  1. Desligue o motor e deixe esfriar. Drene o óleo e troque o filtro para remover toda e qualquer partícula de metal gerada no processo de amaciamento. Recarregue o motor com um óleo de base mineral (não sintético) aditivado. Utilize o motor normalmente pelos próximos 1.000 km e em seguida troque o óleo e o filtro novamente.

O amaciamento está feito!

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Outros detalhes importantes que devem ser considerados.

Antes montar os tuchos verifique a posição dos seus cilindros e os respectivos ressaltos.

Como a superfície de contato do tucho com o ressalto é convexa, ele precisa ficar

na posição correta para poder se movimentar sempre girando.

 

Isto se consegue com a perfeita montagem da engrenagem na ponta do

eixo e porquê os ressaltos têm a pista levemente inclinada,

como mostra a figura abaixo.

Posição CERTA x ERRADA do tucho em relação ao ressalto círculos indicativos 50%.png

Quando os ressaltos são destruidos logo após o motor ser colocado em

funcionamento pela primeira vez, o que deve ter ocorrido?

 

O eixo comando de válvulas raramente é responsável pelo próprio desgaste. O que a maioria das pessoas acha ser defeito nos eixos comando, é, na realidade, erro de montagem e/ou de amaciamento. Misturar peças usadas com novas; não efetuar a  montagem correta do eixo comando no bloco; amaciar o motor em marcha-lenta ou utilizar lubrificante não indicado, são os erros mais comuns e que destróem o eixo comando de válvulas em minutos.

 

Os ressaltos também podem desgastar-se rapidamente quando se utiliza elevada pressão nas molas das válvulas durante o amaciamento. No caso de motores com molas duplas, neste período (do amaciamento) retire uma delas antes de executar todo o  procedimento acima descrito. Com o motor já amaciado, monte novamente. Em alguns motores de corrida de alto desempenho, são necessárias pressões de mola muito elevadas para acomodar as câmaras radiais de alta elevação. Motores de corrida, no entanto, são construídos para o desempenho, não a longevidade. Pressões extremamente elevadas nas molas podem fazer com que os ressaltos se desgastem mais rápido do que o normal.