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Cuidados com  a preparação do motor Opala / Caravan, com eixo comando 308º...

 

O eixo comando de válvulas Kuir de 308º para motores Opala / Caravan, é um componente mecânico de Alto Rendimento que não pode e não deve ser tratado como uma peça simples, comum. Só deve ser instalado em motor devidamente preparado, com especial atenção aos detalhes abaixo descritos, veja:

 

Círculo Base & Levante da Válvula 50%.png

1) CUIDADO com possível e danosa interferência entre os ressaltos (cames) do eixo comando e os tuchos!

Os levantes nominais das válvulas deste eixo são: admissão = 9,84 e escape = 10,15 mm.  Como o balancim aumenta esta medida em 75%, as aberturas efetivas passam a ser de 17,2217,66 mmO modelo 250S da GM - que é o original de maior potência - tem 6,0 mm de abertura nominal o que representa 10,5 mm no motor.  Portanto, as aberturas que o eixo 308º proporciona às válvulas do cabeçote Opala/Caravan são muito maiores: 6,72 mm na admissão (64%) e 7,16 mm (68%) no escape. O ângulo de movimentação dos balancins originais não acompanha esta alteração e se não forem corretamente retrabalhadoshaverá interferência mecânica entre peças móveis do cabeçote. Este atrito entre os tuchos e os ressaltos, com certeza, causará rápido e prematuro desgaste ao conjunto (e por erro de instalação, não por falha das peças).

298 ângulo ressalto.png

 

2) Molas das Válvulas de maior pressão.

Em função menor ângulo formado pelas rampas de abertura e de fechamento, as molas das válvulas ideais (e necessárias) para trabalhar com o 298 precisam ter pressão inicial de 130,63 e final de 308,15 lbs. As originais, ou outras mais flexíveis, não têm condições de manter os tuchos em constante contato com os ressaltos (cames), permitindo flutuação das válvulas e os consequentes e indesejáveis impactos, atritos e desgastes prematuros.

Saindo da embalagem fundo branco OK.png

 

3) O óleo lubrificante deve ser mineral!

Óleos lubrificantes minerais com a classificação 15W40 ou 20W50 e sejam da linha automotiva, são os únicos indicados para os todos os motores Opala, de 4 ou de 6 cilindros. Aditivos? Só os de alta viscosidade. Condicionadores de motor nunca devem ser colocados no sistema de lubrificação destes motores. Lembre-se que estes lendários motores foram projetados há mais de 60 anos.

Chapa de fixação e Anel Centralizador.png

 

4) A importância do Anel Centralizador.

Esta pequena peça é de fundamental importância na montagem do conjunto, no bloco do motor Opala. É ela que permite perfeito encaixe dos dentes da engrenagem do distribuidor com a do eixo comando e, principalmente, determina o ponto de contato dos tuchos com os ressaltos (cames). Se a original quebrar na desmontagem do eixo original, saiba que a que irá substituir, se não for GM, tem que ter exatos 3,5 mm de espessura e ficar encostada entre a face do mancal e da polia.

 

Prezado Cliente

 

A opção pela compra do eixo comando de válvulas 308° para motor Opala/Caravan, de 4 ou de 6 cilindros, aspirado ou turbo, de qualquer cilindrada, já indica sua busca por muita potência, provavelmente para competições.

 

Bons resultados, porém, só virão com um conjunto bem projetado e com motor e cabeçote adequadamente preparados para trabalhar com eixo desta graduação. Para tal, se não for você o preparador, escolha um bom profissional, com bastante experiência nestes possantes motores. Este é o caminho, não só para ter um conjunto de Alta Potência e Durabilidade, como para evitar custos desnecessários problemas futuros.

 

Saiba que seu investimento será proporcional à potência que deseja, e que o eixo comando de válvulas é apenas uma pequena parcela do montante total !

 

Equipe Kuir Performance

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