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Sistema de tração do eixo comando

Montagem da polia no eixo comando de válvulas

Polia Opala PNG FCS.png

 

O diâmetro interno do furo central da polia é menor que o diâmetro externo da ponta do eixo comando de válvulas onde ela deve ser fixada. A união entre esta peças, chamada montagem por interferência, deve ser realizada com aquecimento da peça de alumínio e o resfriamento da ponta do eixo.  Com o furo dilatado pelo calor e a ponta de ferro contraída em baixa temperatura, a montagem é realizada de maneira precisa e suave.

A utilização de prensa ou qualquer outro tipo de instrumento ou ferramenta neste tipo montagem, poderá não gerar necessária força de fixação entre as peças fazendo com a polia gire no eixo e não com o eixo, o que destruirá as peças móveis do cabeçote. Mais, nunca utilizar qualquer tipo de lubrificante neste processo; também não usinar nem lixar o furo da polia e/ou a ponta do eixo comando e, principalmente, não monte com prensa, nunca!

Ponta curta arruela parafuso FUNDO BRANCO PNG 50%.png

 

Importante

A arruela e o parafuso que são fixados junto à face da polia, ali estão para não permitir qualquer movimentação longitudinal do eixo comando de válvulas em relação ao bloco do motor, não tendo portanto, nenhuma função na tração do conjunto que é feita pela montagem por interferência.

 

Detalhe da fixação da Polia com arruela e parafuso.png

 

 

Para perfeito encaixe da arruela é necessário fazer um rebaixo medindo Ø 39 x 6 mm na lateral externa da polia.

Entre a face traseira da polia e a face do primeiro mancal do eixo comando de válvulas fica a chapa de encosto do eixo comando de válvulas, com o respectivo anel) cujo código original é 03.790.531.

Montagem polia e eixo no bloco Manual GM PNG.png

OPALA 4 OU 6 CILINDROS

CUIDADOS COM MOTORES NOVOS

(abaixo links para importantes textos sobre o tema)

Para ler no site 

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