Quando os ressaltos são destruidos logo após o motor ser colocado em
funcionamento pela primeira vez, o que deve ter ocorrido?
O eixo comando de válvulas raramente é responsável pelo próprio desgaste. O que a maioria das pessoas acha ser defeito nos eixos comando, é, na realidade, erro de montagem e/ou de amaciamento. Misturar peças usadas com novas; não efetuar a montagem correta do eixo comando no bloco; amaciar o motor em marcha-lenta ou utilizar lubrificante não indicado, são os erros mais comuns e que destróem o eixo comando de válvulas em minutos.
Os ressaltos também podem desgastar-se rapidamente quando se utiliza elevada pressão nas molas das válvulas durante o amaciamento. No caso de motores com molas duplas, neste período (do amaciamento) retire uma delas antes de executar todo o procedimento acima descrito. Com o motor já amaciado, monte novamente. Em alguns motores de corrida de alto desempenho, são necessárias pressões de mola muito elevadas para acomodar as câmaras radiais de alta elevação. Motores de corrida, no entanto, são construídos para o desempenho, não a longevidade. Pressões extremamente elevadas nas molas podem fazer com que os ressaltos se desgastem mais rápido do que o normal.