Kuir Performance 35 anos mais ao centro 90% 2022.png

 

Recebi o eixo comando Opala graduação 278º, que cuidados devo ter?

 

O eixo comando 278 é um dos eixos comando de válvulas Kuir mais procurados e mais vendidos. Por ser uma peça de Alto Rendimento não pode e não deve ser tratado como uma peça simples, comum. É necessário preparação do motor, com especial atenção aos detalhes abaixo descritos, veja:

 

Círculo Base & Levante da Válvula 50%.png

1) CUIDADO com possível e danosa interferência entre os ressaltos (cames) do eixo comando e os tuchos!

O levante das válvulas medido neste eixo é de 7,62 mm, tanto na Admissão como no Escape. Como o balancim aumenta esta medida em 75%, ele gera uma abertura real das válvulas de 13,33 mmO modelo 250S da GM - que é o original de maior potência - tem 6,0 mm de abertura nominal o que representa  10,5 mm no motor.  Portanto, o eixo 278 tem abertura 2,87 mm ou  27% maior que o 250S. É preciso abrir espaço para a maior abertura das válvulas. O ângulo de movimentação dos balancins originais não acompanha esta alteração e se não forem corretamente retrabalhados, haverá interferência mecânica entre peças móveis do cabeçote. Este atrito entre os tuchos e os ressaltos, com certeza, causará rápido e prematuro desgaste ao conjunto (e por erro de instalação, não por falha das peças).

Detalhe perfeito ressalto 278 com setas vermelhas e sombra.png

 

2) Molas das Válvulas de maior pressão.

Em função do ângulo formado pelas rampas de abertura e de fechamento, as molas das válvulas ideais (e necessárias) para trabalhar com o 278 precisam ter pressão inicial de 122,40 e final  de 291,04 lbs. As originais ou outras de menor pressão, não têm condições de manter os tuchos corretamente em contato com os ressaltos (cames), causando indesejáveis impactos e atritos. 

Saindo da embalagem fundo branco OK.png

 

3) O óleo lubrificante deve ser mineral!

Óleos lubrificantes minerais com a classificação 15W40 ou 20W50 e sejam da linha automotiva, são os únicos indicados para os todos os motores Opala, de 4 ou de 6 cilindros. Aditivos? Só os de alta viscosidade. Condicionadores de motor nunca devem ser colocados no sistema de lubrificação destes motores. Lembre-se que estes lendários motores foram projetados há mais de 60 anos.

Chapa de fixação e Anel Centralizador.png

 

4) A importância do Anel Centralizador.

Esta pequena peça é de fundamental importância na montagem do conjunto, no bloco do motor Opala. É ela que permite perfeito encaixe dos dentes da engrenagem do distribuidor com a do eixo comando e, principalmente, determina o ponto de contato dos tuchos com os ressaltos (cames). Se a original quebrar na desmontagem do eixo original, saiba que a que irá substituir, se não for GM, tem que ter exatos 3,5 mm de espessura e ficar encostada entre a face do mancal e da polia.

 

Prezado Cliente

 

A opção pela compra do eixo comando de válvulas 278° para motor Opala/Caravan, de 4 ou de 6 cilindros, aspirado ou turbo, de qualquer cilindrada, já indica sua busca por muita potência. 

 

Bons resultados, porém, só virão com um conjunto bem projetado, motor e cabeçotes adequadamente preparados para trabalhar com eixo desta graduação e tudo corretamente instalado no motor do seu carro.  Escolha um bom e experiente preparador destes motores e evite custos desnecessários problemas futuros.

 

Saiba que seu investimento será proporcional à potência que deseja, e que o eixo comando de válvulas é apenas uma pequena parcela do montante total !

 

Equipe Kuir Performance

Clique na figura abaixo para

imprimir o texto acima.

Clique nas figuras abaixo para acessar outras

importantes Informações Técnicas.