Kuir Performance 37 anos mais ao centro 90% 2024.png

Termos de Garantia

Opala e Caravan 4 e 6 cilindros

Eixos Comando de Válvulas

Tuchos Hidráulicos e Mecânicos

--------------------------------------------------

A vida útil e o desempenho dos motores Opala e Caravan começam a ser definidos nos primeiros minutos de funcionamento do conjunto. Portanto, siga corretamente as instruções constantes nas Fichas Técnicas que acompanham os produtos Kuir, pois a Garantia destas peças é válida apenas e tão somente em caso de defeito de fabricação das mesmas. Portanto, erros de montagem; regulagem; lubrificação; amaciamento e manutenção,   anulam por completo esta Garantia.

Em caso de comprovado defeito de fabricação do Eixo Comando de Válvulas ou dos Tuchos - sejam eles Mecânicos ou Hidráulicos - a garantia se resume à troca por outra peça de igual valor ou a devolução do que foi pago.

 

Se quer potência e durabilidade para o motor do Opala ou Caravan,

faça com que os trabalhos sejam realizados dentro dos padrões técnicos, e com perfeição. 

 

Faça bem feito para fazer uma só vez!

Tópicos Importantes

Entende-se por defeito de fabricação todo e qualquer problema dimensional no eixo comando de válvulas que não permita a montagem e perfeito funcionamento do motor. Neste eixo, fabricado em liga de ferro fundido nodular, a camada dura foi obtida pelo processo de nitretação gasosa após 96/120 horas em forno.

 

Pressão e Regulagem das Molas das Válvulas

Cada graduação de eixo comando de válvulas tem uma indicação de pressão e regulagem para as molas das válvulas. Siga-as para evitar baixa potência e desgaste prematuro dos tuchos e ressaltos.

 

Alterações na taxa de compressão e/ou na cilindrada, inclusão de turbo e qualquer outra ação que aumente a potência do motor Opala, vão gerar maior temperatura no conjunto e as folgas das válvulas indicadas nas Fichas Técnicas precisam ser reavaliadas. Não permita que a montagem e o amaciamento sejam efetuados de forma diferente das aqui indicadas. Isto, mesmo que seu mecânico ou preparador diga ter muita experiência em motores Opala, pois pode 
fazer com que a Garantia seja CANCELADA.Estes potentes motores Opala têm peculiaridades específicas que que 
devem ser respeitadas na íntegra.
 

1.

 

A primeira regra a ser seguida é nunca misturar peças novas com usadas, mesmo que estas tenham trabalhado por poucos minutos ou quilômetros. Eixo comando de válvulas novo requer tuchos novos e vice-versa, sempre !

2.

 

Cobrir bem todos os ressaltos, as pistas dos tuchos e a engrenagem do distribuidor, com graxa redutora de atritos à base de bissulfeto de Molibdênio, ou similar e que é a base de dissulfeto de molibdênio. Estes aditivos são projetados para aderirem às superfícies metálicas, melhor do que o óleo de motor comum, gerando uma película protetora de lubrificante nos pontos de maior exigência mecânica.

3.

 

Utilize as molas das válvulas recomendadas para o eixo comando que vai instalar em seu Opala. Em motores de performance que usam molas de válvulas de altíssima pressão, use um conjunto de molas mais leves durante o amaciamento. Se você tiver molas duplas ou triplas, remova as internas durante este procedimento, retornando com elas, em seguida.

4.

 

 

Procedimentos de montagem e amaciamento:

4.1

 

Vale repetir: instale o eixo comando com os ressaltos cobertos com uma fina camada de lubrificante de alta viscosidade. Todo eixo comando de válvulas Kuir é acompanhado de uma pequena lata com graxa à base de Bissulfeto de Molibdênio e em quantidade suficiente para os ressaltos. Ajuste as folgas das válvulas de acordo com as indicações constantes na Ficha Técnica que acompanha o eixo comando de válvulas. Assim que reguladas as válvulas veja se você consegue, com os dedos, girar as varetas, pois elas não podem estar travadas.

4.2

 

Ative o sistema de lubrificação - que deve estar com óleo mineral  automotivo 15W40 ou 20W50 - pois o mesmo será de fundamental importância já nos primeiros minutos do funcionamento do motor. Confira também se as cubas dos carburadores estão cheias e se há corrente nas velas de ignição. Este tipo de motor deve pegar logo na primeira partida para que haja perfeito ajuste entre os tuchos e os ressaltos do eixo comando.

4.3

 

Ligue o motor e faça com que atinja 2.500/3.000 rpm, imediatamente. Faça a rotação variar entre 1.500 e 3.000 por 20 a 30 minutos. Acelere e desacelere lenta e constantemente para que o óleo lubrificante atinja todas as peças do conjunto e principalmente, os tuchos tenham perfeito acasalamento com os cames.

4.4

 

 

  1. Desligue o motor e deixe esfriar. Drene o óleo e troque o filtro para remover toda e qualquer partícula de metal gerada no processo de amaciamento. Recarregue o motor com um óleo de base mineral (não sintético) aditivado. Utilize o motor normalmente pelos próximos 1.000 km e em seguida troque o óleo e o filtro novamente.

O amaciamento está feito!

___________.png

Outros detalhes importantes que devem ser considerados.

Antes montar os tuchos verifique a posição dos seus cilindros e os respectivos ressaltos.

Como a superfície de contato do tucho com o ressalto é convexa, ele precisa ficar

na posição correta para poder se movimentar sempre girando.

 

Isto se consegue com a perfeita montagem da engrenagem na ponta do

eixo e porquê os ressaltos têm a pista levemente inclinada,

como mostra a figura abaixo.

Posição CERTA x ERRADA do tucho em relação ao ressalto círculos indicativos 50%.png

Quando os ressaltos são destruidos logo após o motor ser colocado em

funcionamento pela primeira vez, o que deve ter ocorrido?

 

O eixo comando de válvulas raramente é responsável pelo próprio desgaste. O que a maioria das pessoas acha ser defeito nos eixos comando, é, na realidade, erro de montagem e/ou de amaciamento. Misturar peças usadas com novas; não efetuar a  montagem correta do eixo comando no bloco; amaciar o motor em marcha-lenta ou utilizar lubrificante não indicado, são os erros mais comuns e que destróem o eixo comando de válvulas em minutos.

 

Os ressaltos também podem desgastar-se rapidamente quando se utiliza elevada pressão nas molas das válvulas durante o amaciamento. No caso de motores com molas duplas, neste período (do amaciamento) retire uma delas antes de executar todo o  procedimento acima descrito. Com o motor já amaciado, monte novamente. Em alguns motores de corrida de alto desempenho, são necessárias pressões de mola muito elevadas para acomodar as câmaras radiais de alta elevação. Motores de corrida, no entanto, são construídos para o desempenho, não a longevidade. Pressões extremamente elevadas nas molas podem fazer com que os ressaltos se desgastem mais rápido do que o normal.